O seu k-idol é racista.

| |
Olá, amiguinhos da internet, como estão? Eu não sei vocês, mas ando em um estado de mudança e evolução d'alma crescente, o que me gera orgulho comigo mesma cada vez mais.
Bom, quem acompanha a mim e ao blog desde o começo, 2012, sabe o quanto de close errado de idol que eu já apoiei, tanto que quando voltei do dos hiatos pondo em relação a isso. Entre eles o que mais me incomoda é um debate que fiz falando sobre o blackface feito pelo g-dragon do BigBang e hoje vim reparar um grande erro que já devia ter feito em posts passados, porém segue o baile. 
Primeiro vamos deixar algo bem claro: O seu idol é racista. E não, não estou brincando, e sim, estou usando generalização. Se você não é maduro o suficiente para aceitar a realidade sobre seu idol e entender como e quando a generalização é empregada, eu já lhe garanto que esse post vai lhe render grande ataque de chilique de fã.
Já não se é de agora que temos provas que a Coreia do Sul é um país amplamente racista. Dentre as “fontes para explicar seu racismo” lendas urbanas contam que ele foi gerado porque antigamente a classe pobre trabalhava exposta ao sol e sua pele ficava com uma pigmentação mais escura, enquanto os nobres estavam sempre resguardados e com pele alva. Aí vem o pavo e obsessão por peles claras que os coreanos possuem. Porem sabemos muito bem que o povo coreano segue a linha de “raça pura” isso lhe lembra algo? e não curtem muito lá a ideia de casarem com pessoas que não sejam coreanas. Sem contar na forte e nada boa influência que eles sofreram e ainda sofrem dos EUA. Vou lhe recordar que seu idol é criado em um país racista, onde racismo ainda é exposto em TV aberta como algo natural, piada, brincadeira. Seu Idol aprende a ser racista. 
Vamos ao criador do motivo inicial do meu close errado, G-Dragon. Em agosto de 2013, Jiyong postou uma foto em seu Instagram com o rosto pintado de preto. Entendo que alguns podem tentar justificar com “mas ele tava com o rosto pintado por estar gravando o teaser de seu comeback”, o mesmo que disse na época. Porem nada justifica o ato dele, foi blackface. O blackface não é gerado só quando o intuito é de “imitar” uma pessoa negra, todo ato e fala racista, por mais que tenha se apagado seu significado socialmente, ainda tem carga histórica e ela pesa. Jiyong é um idol de grande influência não só no kpop, ele conhece muita gente, tem muita informação na bagagem, não me venham aplicar desculpas de que ele poderia não saber sobre o blackface. Na época usei justificativas bem ridículas para defendê-lo como: Ele trabalha com pessoas negras em sua banda, ele tem crianças negras em seu mv, ele é amigo da família Smith, etc. Vamos aos fatos: você não deixar de ter atos racistas por conviver ou ser amigo de pessoas negras. Você pode ser contra o racismo, mas pode reproduzi-lo como qualquer outro racista sem ao menos perceber. As pessoas tratam racismo (como os demais sistemas de opressão) como singularidade, quando, na verdade, o racismo requer pluralidade. O racismo é um sistema de opressão estrutural, ele se encontra em todas as áreas da vida de uma pessoa negra. Dar risada do cabelo crespo da coleguinha? Racista. “Nossa fulana/o é uma negra bonita!”? Racista. Fala pro amigo negro/a “Eu vou de Tarzan e você de Xita”? Racista. O segurança das Lojas Americanas que teima em seguir qualquer adolescente negro que entra na loja? Racista. E entre tantas outras coisas muito mais profundas que para citar, teria que esclarecer fatos que gerariam aulas extensas nessa postagem. A questão é:G-Dragon cometeu sim um ato racista.
Mas não acharemos que somente ele é o racista da história, como falei: O seu idol é racista. O histórico de blackface não só no kpop, mas em todo cenário do entretenimento coreano é grande. Um dos maiores exemplos foi o grupo BubbleSister que impregnaram em seu conceito o blackface. Ou em vários momentos da TV coreana em que Idol ou Mcs se pintam para representar pessoas negras. Outros atos como usar cabelos crespos, tranças ou dreads  como caricatura, e algo louco, sujo em seus conceitos também contribuem para esse sistema racista. 
etc., etc. Ele postou uma com o rosto do Kanye West  com a legenda “Feliz ano do macaco”. Acredito que não preciso explicar a problemática aqui presente. Vocês se lembram das 50000 piadas sobre a pele do idol que você já fez? Ou as associações de “negão” que já colocaram em seus idols? Acredito que o Kai (EXO) e o Rap Monster (BTS) lhe vieram de imediato em mente. Na Coreia, o conceito de pessoas negras é bem mais embaixo do que vocês pensam. Se você não é pálido o suficiente, logo você sofrerá. Quem lembra do episódio em que perguntaram ao Taemin, do SHINee, qual era a fraqueza do Kai e ele logo respondeu “A pele dele é tão escura.” Ou das inúmeras vezes que algum SNSD fez comentários de desagrado sobre a pele uma da outra? E eu lhes peço, quase imploro a vocês: parem de chamar o idol de vocês de "negão". Isso só é reflexo e fortalece mais ainda uma imagem estereotipada das pessoas negras. Pessoas 100% viris, fortes, badass, perigosos, machões... So just stop!
Lembremos daquele close sem direito a explicação que o Baekhyun (EXO) e o Key (SHINee) deram ao usar uma camisa escrita "White power". Um erro duplo, já que o ato foi racista e pasmem, eles não são brancos. E aquele clássico e inesquecível da Taeyeon do SNSD que quando começou a tocar uma música da Alicia Keys: "Para uma pessoa negra, ela é muito bonita". Tão achando muito para um Kpop só: eu ainda nem falei das inúmeras vezes que grupos como BTS, BlackB, BigBang e tantos outros cometeram apropriação cultural, de comentários maldosos do Twice, do racismo escancarado da Sannon, de atos racistas do Super Junior, GOT7, etc., etc., etc. O seu idol é racista.
Esse post corre o grande rico de ser atacado por mil fãs, porem eu ignoro. Hyun, 20 anos, decorreu 17 anos de sua vida se odiando. Odiando seu cabelo, sua pele, seus traços e tudo isso pelo simples fato de ser negra e nem fazia ideia e nem imaginava um dia em se afirmar como uma. "Que negra? Ta louca? Sou morena!". Eu não me odiei por tanto tempo, eu não me martirizei tanto assim para agora apoiar close errado de gente que só faz abrir as feridas do meu povo. Podem falar o que quiser, podem xingar o quanto quiser, me chamar de mimizenta, foda-se não retrocedo. Bato de Entro em conflito

43 comentários:

  1. Que pisão <3

    Algumas pessoas se ofendem com a expressão o seu idol é racista quando não param pra pensar que o que forma o gênio, as ações e a postura social de uma pessoa é a sociedade em que ela vive, e que no caso dos idols, a sociedade coreana (asiática) é racista sim.

    E caramba, se um país latino, misto, como é o Brasil, tem racismo (o irônico é que por ser brasileiro a gente já é misturado, mas os cara são racista mesmo assim), imagina em países homogêneos como na ásia, onde mestiços não são comuns.

    Também sou negra, mas nunca cheguei a me odiar por isso. Eu sofri bullying na infância e cara, isso me marca ainda hoje, mas ainda assim gosto de ser quem eu sou (só tive problemas com meu corpo, porque eu era magra demais). Podem tentar me fazer chorar, mas cair eu não caio.

    Queria que mais pessoas dentro desse fandom imenso entendessem a barreira cultural e parassem tanto de se ofender e de defender coisas erradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É algo bem simples de entender (como vc acabou de resumir perfeitamente), mas infelizmente a grande maioria parece fechar os olhos e ouvidos pra isso.
      Mas não vamos perder as esperanças não é mesmo? Uma hora dá certo! ♥♥

      Excluir
  2. Olá tudo bem? Então, vou deixar a minha opinião sobre o seu post:
    Eu concordo plenamente com você e em 100% de tudo o que disse, mas, mesmo eles sendo um país com tanto incidente com racismo, existem muitas pessoas que não são. Como eu sei? Então, eu tenho um amigo coreano que é puro nasceu coreano e a família é bem tradicional. Ele já namorou mulher negra, mulata, russa e etc.. Eu conversei várias com ele e sempre perguntei sobre o racismo na Coréia e ele me disse que existe sim o racismo mas não como a indústria mostra. Muitos são casados com negros, estrangeiros e muita coisa mudou por lá. A indústria do kpop é uma coisa, nada do que vamos as pessoas comum vivem. Exemplos? Ele mesmo é mais escuro, não tem pele branca e não se importa com pessoas de pele branca. Ele disse que a maioria dos coreanos sonham em namorar e até casar com estrangeiras independente da cor que a pessoa tenha. Realmente, o racismo existe na indústria do kpop e não é pouco, mas o que eles passam e já está enraizado dentro desta indústria e que milhões assistem e acompanham achando que todo mundo da Coréia faz a mesma está bem errado. É só vocês procurarem no youtube os vários vídeos e documentários que tem de coreanos casados com negros, e de outras etnias.

    O que eu quero dizer é que existe sim o racismo mas não como a indústria do kpop nos mostra..

    Beijo amore <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roh. Então, não estou me baseando somente na industria do entretenimento coreano para argumentar aqui e sim, numa sociedade no geral. Infelizmente o seu amigo não fala por toda uma sociedade, assim como os meus amigos brancos que dizem que o Brasil não é tão racista, não falam pela realidade aqui presente. Esse desejo dos coreanos por estrangeiros não passa de fetiche. De fato vários coreanos/as não veem problemas em se relacionar com pessoas de outras etnias, porém o índice de relacionamentos estáveis, duradouros e casamento entre os mesmo é extremamente baixo. Isso significa que enquanto for temporário é ok, mas nada mais que isso. Boa parte das matérias e documentários relacionados a "miscigenação na asia" se baseia na crescente minima que ocorre. Alguns casos isolados que causam estrondo por não ser algo normal como aqui no ocidente. Indico que veja alguns documentários sobre racismo, xenofobia e intolerância na Coreia, em especial. Coreanos são preconceituosos ate com pessoas de dentro da asia. Vou repetir algo que disse no começo do post "se não entende uso de generalização, vai se apertar na postagem". A generalização é adotada em todo e qualquer texto, pauta, discurso, etc. Em algo que a grande maioria fala mais alto, não tem espaço pra abrir exceções. E infelizmente aqui se encontra uma maioria gritante.
      Enfim, mais uma vez, infelizmente seu amigo não fala pela maioria do povo coreano. Infelizmente a fala do mesmo não representa a realidade de seu povo. Recomendo que assista alguns documentários retratando o racismo, xenofobia e outros sistemas de opressão na Coreia do Sul.

      O que eu quis dizer com o post é que existe sim racismo na Coreia e o que a indústria coreana nos mostra é só a pontinha do iceberg.
      chu~~~ ♥♥

      Excluir
    2. Gente, ACEITA! Krido, eu sou moreno escurin, eu n me odeio por isso, eu pretendo ir pra coreia ''tentar'' sem idol e algo assim, eu NÃO LIGO apenas não lgio se o povo vai me xinga de ''nigga'' e sla oq. SE UMA PESSOA ME XINGA EU METO MEU RABO DENTRO DO ASSUNTO E ALGUÉM VAI SAIR ROXO! kakaka, dsclp mas eh vdd, o povo ''ach'' q eh superior a alguma coisa, soh pq eh branco. eu me orgulho d viver com esse povo mixuruka e orrendo (segundo eles) do brasil, soh n qro morar com um povo q soh pensa eh criar gente brnca da cor da folhinha de papel do seninha que vende na papelaria. SE KOREANO N GOSTA DE NEGO, ACHO MELHOR MORA LÁ NOS PLANETAS DESCOBERTOS Q TEM AGUA E AR TÁBOM MENINAS? d vdd, o racismo eh uma merda e seu post tah maiz top q o Jimin :)

      Excluir
  3. Olá Laís!

    Primeiramente agradeço por comentar no meu blog e me trazer para este mundo incrível (seu blog~)

    Segundamente, assunto delicado esse neh? Racismo existe em todo lugar do mundo e infelizmente em alguns a ocorrência é extrema! Dizer que não existe é uma hipocrisia e ignorância absurda! Meus amigos tem a tonalidade da pele mais escura do que eu e nós vivemos debatendo sobre como eles seriam recebidos na Coréia. Com origens de centenas de anos modificar uma cultura como a coreana é difícil, mas eles estão começando a mudar! A juventude está quebrando diversas imposições aos pouquinhos, vamos aguardar então que essa concepção de raça pura e pele mais branca que a neve torne-se irrelevante para uma relação! Eu fico muito triste que pessoas que admiramos tenham essa ideia e preconceito... Desejo e espero que o mundo transforme-se em um lugar melhor <3

    -Kissus-
    Visite: www.wtdarkside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lia!
      Ahhhhh eu é quem agradeço.
      Sim, muitos jovens tem mudado suas visões em relação ao racismo mas infelizmente a crescente é minima. Mas mesmo assim, vamos continuar na torcida de que as coisas mudem cada vez mais, não é mesmo?
      Chu~~~♥♥

      Excluir
  4. FINALMENTE OS REFRESCOS. como eu esperei por um texto desses!
    você não falou menos que a verdade, e ainda me fez refletir sobre muita coisa.
    lendo alguns do comentários daqui, pensei em como é a relação coreanos x estrangeiros. eu já vi muuuitos videos no youtube de meninas jovens daqui conversando e querendo ter uma relação com meninos da Coreia. e eu acho que há realmente um fetiche, dos dois lados. aqui, as meninas (ou até mesmo meninos) acham que as pessoas de lá são perfeitas, que todos os homens são educados e encantadores, que são o "oppa" perfeito. e na Coreia, a imagem de alguém estrangeiro, principalmente da mulher "não-branca", é de algo extremamente sexual. e vejo isso como racismo. como se eles apenas aceitassem alguém com pele e traços diferentes se a pessoa servisse para satisfazer o seu fetiche sexual.
    o seu texto é incrível, realmente. parabéns!
    ~ beijos ♡
    b-luevelvet.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é exatamente como você falou. Br (falando do Br porque tenho vivencia e poder de fala pois sou daqui), compra muito a imagem dos coreanos que os doramas vendem, o que é totalmente distorcida de sua realidade. Coreanos não são tão encantadores e graciosos como os doramas mostram. Sem contar na imagem totalmente patriarcal a qual submetem as personagens femininas.
      A unica diferença é que aqui as pessoas se iludem em esperar um casamento e vida feliz. Enquanto isso os Coreanos só querem uma noite para nos usar e nada mais.
      E muito obrigada amore. Fico realmente feliz ♥
      Chu~~~♥♥

      Excluir
  5. Vamos começar com: ouch, esse título me acertou como uma voadora no meio da cara. É algo tão fácil de se concluir, mas a gente se desvia disso porque, c'mon, ninguém quer admitir que seu ídolo é racista. Mas crescendo na Coréia, não tem escapatória, é um país racista, xenofóbico e muito preconceituoso. Triste, porém real.

    O lance de chamarem o Kai e o Namjoon de "negões" se instalou tão normalmente, o fandom todo adotou isto como se fosse uma piadinha inocente, mas vamos lá, não é engraçado. É propagar um estereótipo, é preconceito, sim! O que podemos fazer em relação a isso é parar de passar a mão na cabeça dos idols, de apoiar as "gracinhas" que se espalham sobre um tema tão sério.

    Eu tô aqui aplaudindo de pé seu texto porque é claro que nem todo coreano é racista, mas o que cria a exceção é a regra e a grande maioria é racista sim e nós, brasileiros, mestiços, não podemos deixar que algo assim vire uma coisa normal. Continue arrasando assim, não se cale nunca. Adorei.

    Carinhosamente, Jheni.
    empire k. || written feelings

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, o intuito desse título era exatamente esse. Então ele realmente funcionou kkkkk
      São coisas bem simples de se entender, perceber, porém pouco se falava e agora que estamos cada vez mais falando, as pessoas não se prestam a querer ver, entender. Uns por não quererem abrir mão de seus privilégios e outros por não se prestarem a sair desse sistema de alienação com a falsa informação de que o racismo não mais existe.
      Infelizmente isso ainda acontece muito com os fãs, mas cm o acréscimo, como você mesma disse, de não querer assumir que os seus idols perfeitos são racista.
      Ahhhhhh Obrigada amore. Fico muito grata!
      Chu~~~♥♥

      Excluir
  6. Infelizmente tudo verdade :c
    Como podemos ver, n é só o Brasil é repleto de racismo, né? O mundo eu queremos viver ainda está um pouco longe de ser atingido mas sigamos fazendo nossa parte e sem aceitar covardias <3
    beijo
    Neoguedes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Não podemos continuar passivos da opressão.
      Chu~~~ ♥♥

      Excluir
  7. Fiquei triste agr, é dificil aceitar que seu K-idol é racista.

    ResponderExcluir
  8. Posso dizer uma coisa? Esse post foi incrível, todos eles apredem a ser racistas e preconceituosos, assim como nós, porém aqui os olhos estão se abrindo aos poucos, lá é como se fosse normal...
    Bem sinistro isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente ainda é um problema que esta longe de acabar. Piora mais ainda quando o país é fechados para debates com essas temáticas.
      E obrigada, fico feliz que tenha gostado.
      Chu~~~♥♥

      Excluir
  9. eu concordo plenamente mas o triste e q tem gente q defendem eles e nn exergam a vdd eles nn sao perfeitos e esses atos q eles fazem me da nojo de kpop ninguem merece isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Creio que se você defende tais atos, você compactua com os mesmo. Não sinto nojo do kpop, como você sente. O que eu sinto é nojo de todo o sistema racista que atinge as etnias que são subjulgadas e inferiorizadas. O estilo musical não tem nada com isso.
      Chu~~~♥♥

      Excluir
  10. Cruiz credo, eu aqui, toda plena, achando que esses boatos sobre racismo eram mentira... Sou nova no k-pop, nunca que eu ia imaginar que tiveram essas ocorrências... To triste agora, se tem uma coisa que abomino é o racismo, e mesmo gostando muito de praticamente todos os grupos citados acima, a decepção é grande... Eu até poderia defender dizendo "Ah, e a nação que faz isso, a culpa é da Coréia", mas Tipo assim, no fundo eu sei que cabe a cada um escolher no que quer acreditar, e todos sabem qual é a conduta correta, eles, como idols, deveriam saber que esse tipo de coisa é absurdo e errado! Eu faço parte de uma família meio homofóbica, varias pessoas aqui criticam os gays, e mesmo assim, eu não sou igual, escolhi respeitar e até mesmo admirar os homossexuais por sua coragem de se expor sem pensar na opinião alheia, e acho que cabe aos idols de todos os grupos pensar nisso, e esquecer o que a Coréia pensa, porque ninguém é obrigado a tomar uma atitude racista, isso e questão de escolha... Não posso defender isso, nem quero... Minha primeira e maior decepção no k-pop ;-;
    Mas é isso, foi ficar atenta, querendo ou não, ainda sou muita apegadas à eles, mas se eu ver algo do tipo, cara, eu não vou me calar! Idol ou não, RACISMO É INACEITÁVEL, e eu NÃO VOU DEFENDER!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindissíma, comentou tudo. Agora vem cá me dar um abraço.
      E seja bem vinda ao Kpop!
      Chu~~~♥♥

      Excluir
  11. isso de apropriação cultural é ridiculo
    se vc curte kpop está se apropriando da cultura asiática então.
    pq eles n podem curtir hip hop tbem?É muita cisma com coisa pequena.
    De resto concordo com seu texto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que leia e estude sobre apropriação cultural por um tempo e depois leia o meu texto novamente e analise os citados no meu texto para entender o contexto ao qual estão empregados.
      Percebe-se pelo seu comentario que você não faz noção do que se trate apropriação cultural.

      Excluir
  12. Pois tbm concordo com tudo. Eu já quis parar de gostar de kpop por causa disso, mas daí eu penso isso não vai mudar nada.fico triste em ver isso mas precisamos mostrar a eles que estão errado.e que nós merecemos respeito .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faz que nem eu, mana. Curte a musica e mesmo assim expõe quando o idol tiver errado. Felizmente o estilo musical não tem nada com isso.
      Chu~~~♥♥

      Excluir
  13. infelizmente a coreia e assim como o mundo como todo é racista.

    eu concordo com quase tudo que vc disse, menos sobre gd: pq se a foto dele com o rosto pintado for na situação do novo mv na época. ai eu não considero racista, pq ele durante todo mv, fez simbolismos sobre a dualidade que existe nele. o cabelo dele tinha o branco e negro, a mascara, a arvore branca e duas mulheres vestindo roupas negras, tb usou o branco e o vermelho para fazer contraste de dois lados diferentes.

    então dentro desse caso em especifico, não acho um ato racista. mas se ele usou fora desse contexto, ai já é outra historia.

    é ridículo que os coreanos queiram clarear a sua pele,já que isso não vai transforma-los em europeus.

    fora as cirurgias nos rostos. isso só mostra como é difícil a aceitação de sua etnia.

    essa é a minha opinião. posso estar distorcendo algo, pq não. ninguém é dono ou dona da verdade.

    bjs e adorei o texto.

    ResponderExcluir
  14. BB vc não é um hino, vc é a harpa cristã inteira!
    Falou tudo. Eu espero de todo coração q a Coreia do Sul se liberte desse mal. Q aliás fazem eles serem mais ignorantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKK SCRR, LEVEI PRA VIDA ESA FRASE!!
      Esperamos todos, Joyce. Chegara o dia que a Coreia se livrará desse mal.
      Chu~~~♥♥

      Excluir
  15. Totalmente real o seu texto eu descobri esse ano como os idols são racistas no começo fiquei chocada olhando pra carinha bonita deles nem da pra sacar né ? Eles são racistas sim e eu acho que a maioria deles sabe bem o que tá fazendo sim eles não vivem numa bolha eles não são alienados nem Santos eles são humanos e fazem merda e são preconceituosos sim e o pior é ver fã passando paninho para eles colocando eles em pedestais como se eles fossem deuses

    ResponderExcluir
  16. Oii tudo bem? Eu também concordo com o que esta escrito no texto e que de maneira nenhuma devemos defender esses tipos de atitudes deles, mas não devemos generalizar e dizer que todos eles são racistas. É certo que eles cresceram em uma sociedade drasticamente marcada pelo racismo, mas não devemos apenas apontar pra eles e dizer o quando eles são racistas e não olharmos para nós mesmo e ver que também cometemos atos racistas com eles. por exemplo puxar os olhos e dizer que são todos iguais, e ate mesmo zuar o sotaque porque eles trocam o R pelo L , como o conhecido ''pastel de flango ,né''.
    Só que não são todos que são assim,(principalmente nós que somos já um pouco familiarizados com a cultura deles) do mesmo jeito que não são todos eles racistas.
    Quando generalizamos, estamos devolvendo na mesma moedas o que todas as outras pessoas racistas fazem. Dizendo que todos os negros são ladrões, que são badass, perigosos etc. Outro exemplo de generalização errada é dizer que todo brasileiro gosta de futebol e samba quando isso não é verdade. E muitas vezes nos também cometemos atos racistas e não temos consciencia disso porque do mesmo jeito que esta esta enraizado na sociedade deles de certa forma também esta na nossa.
    Eu também sou negra e não tenho a minima vergonha de ser assim. já escutei inúmeros comentários ofensivos ao meu cabelo quando era menor mas agora tenho muito orgulho dele.
    Dizer que não existe racismo na Coreia realmente é ser ignorante, mas não devemos dizer que um unico individuo é racista só porque a maioria da população do seu pais é. Não estou querendo defender eles de maneira nenhum, mas como disse antes e repito não devemos generalizar.

    ResponderExcluir
  17. Affs gente nos estamos em pleno século XXI e ainda tem racismo antes, antes da gente esta evoluindo pata a frente estamos indo para trás, simplesmente eu já cheguei a ver pessoas negas ( ou morenas como vcs preferirem dizer) fazendo racismo com outros negos por eles serem mais escurinhos que ele chamando de vassoura por ser escurinho e ter cabelo crespo e outros nomes além disso e para mim, eu achei horrível alias quem dera eu ter cabelo crespo pois eu acho a coisa mais linda ainda mais quando é cuidado. Eu me olho no espelho e vejo o quanto linda que eu sou e ter uma cor linda dessa que Deus me deu e falar que eu não sou morena eu sou NEGA e com muito orgulho.

    ResponderExcluir
  18. Engraçado usar make para embranquecer a pele tmbm e racismo mas ninguém fala nada não é mesmo?

    ResponderExcluir
  19. disse tudo, eu goste de kpop mas não sou cega!! os idol sendo criado nessa cultura racista, ainda tem gente que tem coragem de dizer que eles não são, muita burrice para um ser humano

    ResponderExcluir
  20. Apenas falou verdades e, sabe... Isso me entristece TANTO porque eu admiro TANTO eles, sabe, e eu sou negra. Eu me pergunto se deveria deixar de gostar deles, e isso me entristece, dá vontade de chorar, de vdd. Você deixou de gostar dos idols? É que, eu sei que não justifica, mas eles cresceram com esse pensamento, não tinha ngm p dizer p eles que isso é errado, e eu tenho esperanças de q eles possam mudar seus pensamentos. Acho que eles são mais fáceis de ser "concertados" do que muitos brancos brasileiros, pq esses brasileiros cresceram sabendo que é errado e, mesmo assim, teimam em se achar superiores aos negros... Enfim, não quero deixar de gostar deles e, agr em 2020, até Got7 está se pronunciando na luta contra racismo com "Black Lives Matter", nunca é tarde pra melhorar, não é?

    ResponderExcluir
  21. o bts n e racista ele doou 1M de dolares para os E.U.A para as revistas q lutam contra o racismo e depois o exercito das armys (eu sou e com orgulho) doou mais de 1M e 200 mil dolares o bts n e racista

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser que eles tenham mudado, mas essa doação não prova 100% essa mudança e nem anula as apropriações culturais.

      Excluir
  22. Eu realmente entendo sua opinião... mas... eu n acho que todos sejam racistas, até pq em toda regra tem exceções, já vi vários idols convivendo com pessoas negras numa boa... embora a maioria seja sim racista. Esse post já faz um tempo, então, podemos torcer para que eles tenham mudado. Mas... o jeito q vc falou... pareceu até q é errado gostar de kpop...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. esse comentário seu só me lembrou dos homens que falam: ah mas nem todo homem...
      Enfim, a hipocrisia

      Excluir
    2. Não sou hipócrita. E realmente, não acredito que todos sejam racistas, embora eu saiba que o racismo é enraizado e estrutural. Eu só estou tentando não me sentir mal por supostamente gostar de racistas

      Excluir
  23. É um fato que os racistas sejam maioria na Coreia e Ásia no geral, e inclusive alguns utts meus já fizeram comentários nojentos, mas não presumo que uma nação inteira e sem exceções seja racista, pois ao meu ver é xenofobia. Se amem pessoal e tomem cuidado com o vírus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obs: Não julguem meu nome, não uso nada além de Toddynho e não incentivo o uso de drogas.

      Excluir
  24. MEU DEUS, ESSE POST TOTALMENTE NECESSÁRIO.um dos melhores post que eu já vi e totalmente sensato, fico feliz em saber que você agora se ler no final do texto que você vai bater de frente com pessoas assim - que é o certo - eu sou branca, não tenho local de fala, mas não posso deixar racismo passar batido ou achar "ah, é só se desculpar que está bom", a nossa história - Brasil - sabemos nos livros de história o que o racismo fez, defender seu idol de ato racista te faz racista também. o ideal é bater de frente e falar mesmo o que é que está errado não passe pano para o idol por causa desses tipos de atitudes pois eles nunca irão saber o que é o racismo se você não falar:" PARA, TÁ FEIO", já que lá é ensinado de outra forma, não só na tv, programa de entretenimento, vários animes também fazem sátira com pessoas negras. esse texto deveria muito estar exposto em diversos lugares, mais uma vez eu estou feliz demais por você parar de se odiar e se orgulhar de quem você é ❤️

    ResponderExcluir

»