Coisa do Japão: Kokeshi

| |

Hello!!!
Eai Pandas, tudo bem com vocês? não sei porque pergunto ninguém responde'-'
Bom gente eu falei que eu tinha outros debates aqui mas eu não os irei postar porque eu desisti, sim '-'. Bom mas como eu nunca mais falei sobre nada do Japão por aqui então vou lhes trazer um assunto que eu adoro muito!!! Quem ai já ouviu falar sobre as Kokeshis? 
Let's Go!!!


Bom, as kokeshis são umas bonequinhas tipicas do Japão, com caracteristicas próprias e bem marcantes. As kokeshis tradicionais são artesanalmente feitas em madeira e pintadas a mão. Os traços inconfundíveis das kokeshis sãos:::
Manufaturadas de madeira;
O tronco é simples;
Não possui braços e nem pernas;
A cabeça é grande;
O rosto é pintado com finas linhas;
O corpo tem desenhos florais;
É envernizada com cera;
Na parte inferior há a assinatura do artista.
As Kokeshis tradicionais, que são chamadas de Dento, seguem padrões particulares e são originarias da região de Miyagi, no norte do Japão. É provável que as Kokeshis tenham sido feitas primeiramente nos meados do Período Edo, entre 1603 a 1867, sendo souvenires aos visitantes das fontes termais daquelas áreas. Detalhe, esse detalhe é muito valorizado pelos japoneses o fato de que, por as kokeshis serem pintadas a mão, os seus rostos de uma Kokeshis nunca é exatamente igual a da outra. Apos o final da segunda guerra mundial foram criadas outros tipos de kokeshis. Elas foram criadas nas Grandes cidades e são conhecidas como Kokeshis Criativas, chamadas de Shingata. Já no caso dessas Kokeshis, o artista pode ter total liberdade para personaliza-la da forma que quiser.


Não se sabe a real historia da origem das kokeshis, já que, são varias e não se sabe qual pode-se considerar como verdadeira, pois a imigração dos japoneses antigos criaram lendas tão fantásticas e uma tão austadoras para as kokeshis! Umas delas é que, na região de Tohoku, norte do Japão, Houve um período de longa escassez de alimento e varias crianças foram sacrificadas para servirem de alimentos. É por esse o motivos de que as kokeshis não contem braços nem pernas. Claro que isso se retrata a uma mera lenda!!!!
Já, na outra ponta do país, logo ai em Okinawa, ilha que fica no extremo sul do Japão, as kokeshis já foram adotadas como parte das cerimonias de funeral das crianças que não chegavam a atingir 1 ano de idade. Era, ou ainda é, comum de se acreditar que a alma dos bebês mortos fixavam-se na boneca e os familiares estão a ofereciam doces, alimentos e origamis à kokeshi, isso tudo para que a alma do bebê não se sentisse perdida na situação "Além-Morte" (?).
Bom gente, existem vários tipo de kokeshis hoje em dia BUT eu deixarei para falar, quem sabe porque sou muito ma!! -sqn, eu deixarei para falar sobre os outros tipos outro dia ok?!
E quem ai já conhecia as kokeshsi ou conheceu agora o que acharam? 
Ate a próxima gente!!!
Chu~~~Lais Hyun♥

6 comentários:

  1. Essas histórias das kokeshis são estranhas até demais.Eu num conhecia,e até achei estranho tudo sobre elas,mas são bonitinhas *-*
    Beijos!
    Blog-sibeleekpop.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. This, elas são bem estranhas mesmo '-' Eu sou apaixonada pelas kokeshis!!! Tenho uns bottons delas e tudo!!! :3
      Chu~~~

      Excluir
  2. Owwwwnnnn muito fofa , eu quero :p .lindo seu blog muito fofo adorei os posts seguindo poderia retribuir ? bjss
    www.mymomentsz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, são bem fofas :3. Awww obrigada pelo elogio amore!! Obrigada por seguir e seja muito bem vinda ok?! Vou passar no seu blog sim ok?! Se gostar eu fico por lá!!!
      Chu~~~

      Excluir
  3. sempre vejo as kokeshis, não tem um lugar que eu vá que não tenha elas e_e Só não sabia o nome...
    Minha vó quase comprou uma quando a gente foi numa loja de japonês, mas desistiu T-T
    Gostei das Kokeshis Criativas, quero uma :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serio??? 'o' É muito dificil de eu encontrar aqui em Salvador. Nwaaa, porque sua vó não comprou? Gente se eu encontro com facilidade por aqui eu saiu comprando tudo! kkkk'
      Chu~~~

      Excluir

« »